Perguntas Frequentes

Conheça as Perguntas Frequentes relacionadas ao espiritismo e as respostas fundamentadas na Doutrina.

O que é espiritismo?

O Espiritismo é uma doutrina que surgiu e se difundiu no mundo por Allan Kardec no ano de 1857 através do Livro dos Espíritos. Antes dessa obra não havia o Espiritismo. Falava-se em Espiritualismo de forma  muito vaga.

A Doutrina Espírita é fundamentada em cinco obras de Kardec, que constituem a Codificação Espírita. São elas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Kardec descreveu o espiritismo como “a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos”

Quais são os principais pontos da doutrina espírita?

  • “Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom.
  • Criou o Universo, que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.
  • Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal e os seres imateriais o mundo invisível ou espírita, ou seja, dos Espíritos.
  • O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo.
  • O mundo corporal é secundário; pode deixar de existir ou nunca ter existido, sem alterar a essência do mundo espírita.

O que é espírito?

É o princípio inteligente do universo. São seres independentes da matéria, que conservam a sua individualidade após a morte. O espírito é independente da matéria, mas é necessária a união do espírito e da matéria, para dar inteligência a esta.

Questão 27 em O Livro dos Espíritos.

Haveria, assim, dois elementos gerais do Universo: a matéria e o espírito?

– Sim, e acima de ambos, Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material é necessário ajuntar o fluido universal, que exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, demasiado grosseira para que o espírito possa exercer alguma ação sobre ela.

Embora, de certo ponto de vista, se pudesse considerá-lo como elemento material, ele se distingue por propriedades especiais. Se fosse simplesmente matéria, não haveria razão para que o espírito não o fosse também. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria; suscetível, em suas inumeráveis combinações com esta, e sob a ação do espírito, de produzir infinita variedade de coisas, das quais não conheceis mais do que uma ínfima parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar,sendo o agente de que o espírito se serve, é o princípio sem o qual a matéria permaneceria em perpétuo estado de dispersão, e não adquiriria jamais as propriedades que a gravidade lhe dá.

O que é reencarnação?

É cada nova existência do espírito na vida corpórea. Os espíritos submtem-se à uma nova existência, quantas vezes forem necessárias ao seu aperfeiçoamento.

Questão 169 do Livro dos Espíritos.

  • O número das encarnações é o mesmo para todos os Espíritos em geral?

– Não. Aquele que avança rapidamente se poupa das provas. Não obstante, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas porque o progresso é quase infinito.

O que é mediunidade?

Mediunidade é o dom que algumas pessoas possuem, que permite que ele sinta a influência dos espírito qualquer grau.

Existem vários tipos de mediunidade. Entre eles os mais conhecidos são:

Médiuns sensitivos: São pessoas capazes de sentir a presença dos espíritos de forma vaga. Uma espécie de arrepio, que muitas vezes não possui um motivo evidente.

Médiuns audientes: São médiuns que ouvem a voz dos espíritos, e que em alguns casos a voz é muito clara e parecida com a de uma pessoa encarnada.

Médiuns videntes: São médiuns capazes de ver espíritos tanto com os olhos abertos ou fechados, mas na realidade é a alma que vê. Dessa maneira, um cego pode ver os espíritos como os que têm uma visão normal.

Entre os médiuns videntes, também existem os que só apresentam esse dom durante os sonhos e os que conseguem descrever o espírito, até mesmo nos menores detalhes. Na expressão fisionômica, nos traços do rosto, nas roupas e até mesmo o sentimento.

Quais são as provas da existência de Deus segundo o espiritismo?

Em O Livro dos Espíritos encontramos a seguinte resposta: – Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e vossa razão vos responderá.

Para crer em Deus é suficiente lançar os olhos às obras da criação. O Universo existe; ele tem, portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e avançar que o nada pode fazer alguma coisa.

O Espiritismo tem entre seus princípios a crença em Deus?

Sim. O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus.

Onde vivem e o que fazem os Espíritos desencarnados?

Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Eles trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.

Os Espíritos podem reencarnar em corpos de animais?

Não. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem.

Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?

Não. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. O Candomblé (de origem africana) e a Umbanda (originária do Brasil) são doutrinas espiritualistas.

Todos os Espíritos são iguais?

Não. Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

Somente pelo Espiritismo se pode ter contato com os Espíritos?

Não. As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.

O que é lei de causa e efeito?

É uma lei criada por Deus e que dispõe que o homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

O que é a prece, de acordo com o Espiritismo?

A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo.

Nas instituições espíritas há algum tipo de pagamento?

Não. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.

Como o Espiritismo se relaciona com as demais religiões?

O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social.  Reconhece que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.