Miguel Vives y Vives

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Miguel Vives foi notável espírita e um homem que se dignificou pela prática das boas obras e pelo desempenho de verdadeira missão de tolerância e de amor

Miguel Vives, nasceu na Espanha e ali desencarnado, na cidade de Tarrasa, no dia 23 de janeiro de 1906. A Espanha foi o berço dos grandes Congressos Espíritas, tendo os espanhóis exercido verdadeiro pioneirismo nesse campo, bastando citar o Congresso Espírita Internacional de 1888, levado a efeito em Barcelona. Em congressos realizados posteriormente, principalmente no de 1934, a delegação espanhola desenvolveu ingente tarefa em favor da tese reencarnacionista.

Anteriormente à guerra civil de 1936- 39, a Espanha se destacava, de forma inusitada, na divulgação do Espiritismo, bastando dizer- se que já em 1873 havia sido proposto no Parlamento Espanhol o ensino da Doutrina Espírita

Miguel Vives y Vives foi um dos mais destacados vultos do Espiritismo naquele país. Seu nome teve projeção mundial e sua ação foi das mais notórias. Quando um homem consegue cumprir fecunda tarefa na defesa e difusão do ideal que sustenta, fazendo dele um culto e predispondo- se a lutar de forma ininterrupta em seu favor, podemos, na realidade, qualificá-lo de apóstolo.

Vives y Vives foi o Apóstolo do Espiritismo na Espanha e, pela população de Tarrasa, era denominado Apóstolo do Bem

Foi um exemplo vivo de abnegação. Evangelizou pela palavra escrita e falada — por meio da tribuna, do livro e da imprensa. Toda a sua obra se apoiou sobre a forca moral da exemplificação e vivência dos ideais espíritas e cristãos.

Fundou a Federação Espírita de Vallés, da qual surgiu a Federação Espírita da Catalunha, entidade que teve vida efêmera. Em Tarrasa fundou o Centro Espírita Fraternidade Humana e lançou a famosa obra “Guia Prático do Espírita”, há muitos anos vertida para o português, em edição da Federação Espírita Brasileira. Mais recentemente, a Edicel, de S. Paulo, lançou, no vernáculo, a sua obra também famosa O Tesouro dos Espíritas

Foi também fundador da revista União, órgão esse que se incorporou à revista La Luz del Porvenir, de marcante atividade na difusão dos ideais reencarnacionistas. Foi presidente do “Centro Barcelonês de Estudos Psicológicos”.

Sua esplendorosa mediunidade fez com que se desenvolvesse, em Tarrasa, verdadeira obra em favor dos necessitados do corpo e da alma, socorrendo os desajustados, os enfermos e os humildes, ao ponto de, ao desencarnar, causar profundo golpe à população daquela cidade espanhola.

As fábricas paralisaram suas atividades, o comércio cerrou suas portas à hora do sepultamento do seu corpo, a fim de permitir aos seus empregados o acompanhamento do esquife ao cemitério. Durante o trajeto, verdadeira muralha humana se formou ao longo das ruas e na necrópole, no propósito de atender aos pedidos de todos que desejavam vê-lo, o ataúde permaneceu aberto durante uma hora e aproximadamente 5.000 pessoas desfilaram diante dele.

Devido ao seu exemplo de desapego, recebeu uma das maiores homenagens públicas

Ele não era político, não cortejava a popularidade e, no entanto, graças ao seu exemplo de abnegação, recebeu uma das maiores consagrações públicas de sua terra, apesar de viver num país de profundas tradições católicas, onde homens e livros foram queimados no decorrer de muitos séculos.

Num dos seus escritos, publicados na revista A Doutrina órgão da Federação Espírita do Paraná, de cuja instituição era sócio honorário, escreveu em 1906: Os Centros Espíritas devem ser a cátedra do Espírito de Verdade, porque a não ter o Espírito de luz a sua cátedra, teria sua influência o Espírito do erro e infelizes desses Espíritos que se acham sob a influência do Espírito das trevas, porque pouco, muito pouco se adiantam na senda do progresso.

Fonte: Grandes Vultos do Espiritismo.

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